1

Faz de Conta Entrevista: Rodrigo Carvalhedo

Posted by Bruna Fernandes on 10:08 in

O autor de 'Gemeologia - O Dilema', Rodrigo Carvalhedo, é jovem mas já sabe o que quer. Publicado pela Editora Baraúna, ele conta que tem novos projetos e dedica bastante tempo ao que gosta de fazer. Nascido em São Luis, no Maranhão, Rodrigo cursa Engenharia Civil, pratica esporte e ainda escreve! Em um bate papo aqui no blog, ele nos conta como foi publicar sua obra e quais são suas preferências e expectativas literárias.

1 – Primeiro, gostaria que falasse um pouco de você e de suas preferências literárias.

Falar um pouco de mim é falar daquilo em que divido meu tempo e dedicação: escrita, natação e engenharia. Curso Engenharia Civil na UFC, e no momento estou no 3o período (parado por causa da greve), mas sempre procuro espaço para as minhas paixões todos os dias. Treino de segunda a sábado, e chego a me sentir mal se passar alguns dias longe da piscina. E trabalho no meu livro, a continuação da Gemeologia, quase todo dia, seja escrevendo ou organizando o enredo.Meus gostos literários são vários. Tenho o hábito de ler, mas não acredito que eu leia tanto. Leio de mangás a revistas científicas. Livros que estão na minha lista de lidos são Harry Potter, Jogos Vorazes, Percy Jackson, Crepúsculo, todos do Dan Brown, Coração de Tinta, O Guia dos Mochileiros das Galáxias.

2 – Em seu livro, você utiliza elementos da ciência para criar a história de Saul. De onde surgiu esta ideia?

A ideia do livro surgiu numa aula de biologia, do 1o ano do ensino médio. A aula falava sobre as diferenças entre gêmeos, que mesmo vivendo em um ambiente igual, apresentam suas diferenças. Então surgiu a ideia na minha cabeça “E se os gêmeos vivessem em épocas diferentes?”. O experimento do livro, a Gemeologia, trata da separação dos gêmeos, ideia que nasceu nessa aula. A partir daí foram necessários 5 meses de pesquisa e organização pra começar a escrever.

3 – Como você define seu personagem principal, Saul?

Saul é um adolescente comum, ou seja, que vai a escola todos os dias, ama secretamente uma amiga de sala, tem um melhor amigo a quem conta tudo, não se sente à vontade de se abrir com seus pais. Saul adora livros e sair com os colegas da sala. É amigo de todos e faz de tudo para manter essa relação saudável. Porém, ele carrega no coração a sombra de um fantasma do passado, que já lhe parecia esquecido e enterrado, mas que volta para lhe assombrar.

4 – Costuma ler autores nacionais? Quais são seus preferidos?

Tenho alguns livros nacionais na minha estante. Admito que não muitos. Mas o meu preferido é o “A Batalha do Apocalipse” do Eduardo Spohr. Acho a história, os detalhes e o modo como ele narra muito bons. Na minha opinião, um ótimo título da atualidade. Além desse, tenho alguns que adquiri de amigos na Bienal, que ainda vou começar a ler. E também clássicos como Álvares de Azevedo, de quem uso uma citação no Gemeologia – O Dilema.

5 – A capa do livro é bastante intrigante. Como foi o processo de escolha?

Enquanto ainda estava acabando de revisá-lo, antes mesmo de conseguir editora, eu tinha feito o esboço da capa do livro Gemeologia – O Dilema à mão mesmo. Era bem similar mesmo a essa ideia atual. Quando chegou a hora de fazer a capa, entrei em contato com um capista, Reinaldo Feurhuber, e ele apresentou algumas ideias, ouviu as minhas e chegamos à conclusão que temos hoje.

6 – Você é um autor bastante jovem. Quais foram suas principais dificuldades de entrar no mercado editorial?

Por ser jovem, eu tive que descobrir como tudo no mercado editorial funcionava com este livro. Eu não conhecia nada da parte de diagramação do livro, ou o contato com a editora. Acho que foi difícil pelo fato de eu ter tido que pesquisar e conhecer tudo agora. Mas tive muitos amigos que me ajudaram, por exemplo, me apresentando o site Mesa do Editor, onde acabei conhecendo a Baraúna.

7 – Tem novos projetos literários em vista?

Tenho sim. Estou escrevendo a continuação do Gemeologia, que será chamado Gemeologia – O Equívoco. Já estou quase acabando de escrevê-lo, mas ainda não tenho data de lançamento. A série Gemeologia vai ser uma trilogia. Vou começar o terceiro enquanto ainda estiver lançando o segundo. Além destes, tenho várias ideias anotadas, que ainda precisam de desenvolvimento, para outros livros ou até séries. O próximo que pretendo escrever é fantasia.

8 – Como está sendo o ‘feedback’ dos leitores de ‘Gemeologia’?

O feedback dos leitores é a melhor parte de ser escritor, pois você pode criar o mundo ao escrever, mas são os leitores que irão vivenciá-lo e levar consigo o que mais lhes chamou atenção. Autografei um livro na Feira de Artes da Vila Pompeia e na Bienal reencontrei a leitora, que, antes de me reconhecer, pegou o livro e o elogiou para a mãe, que estava perto. Adorei ver esse sentimento e poder conversar com uma pessoa que aprecia meu trabalho.

9 – Que tipo de leitura te atrai mais? Por que?

Acho que não existe um gênero que me atraia mais. Meu autor preferido é Roger Ellory, que escreve romances policiais, mas me apaixonei pelo Jogos Vorazes, que é bem fictício. O Gemeologia – O Dilema é ficção científica, mas adoro livros de fantasia como Harry Potter. Acho que o que mais me atrai está nas entrelinhas. É o cuidado com que o autor escolheu cada palavra, construiu cada personagem, concluiu cada capítulo. Adoro histórias envolventes e concisas, que sejam verossímeis e bem escritas.

Bienal do Livro 2012  - SP
10 – Gostaria que deixasse um recado para os leitores do blog e para jovens talentos como você.

Primeiramente, agradeço ao Faz de Conta por me dar a oportunidade dessa ótima entrevista e da parceria. Aos leitores, espero que tenham gostado e estejam curiosos para ler o livro, suas continuações e meus próximos trabalhos. Hehe. Não percam o sorteio do Gemeologia – O Dilema.
E aos jovens talentos, não só os escritores, desejo perseverança, paciência, foco e força, pois para se perseguir um sonho, é preciso disso e muito mais. Cada um luta pelo que ama e, na minha opinião, é essa paixão que move a humanidade.





E tem sorteio de 2 exemplares autografados de 'Gemeologia - O Dilema'! Participe clicando aqui!




















1 Comments


Oi Bruninha, tudo bem? Eu já tinha ouvido falar desse autor, muito bacana a entrevista com ele, o cara fala bem e sabe se expressar.
Estou participando do sorteio e espero ganhar o livro pra tirar uma dúvida a respeito do gênero ficção científica. Estou lendo um aqui e é meu primeiro contato com o gênero, o pior é que eu estou achando um tédio. Quero ler o Gemeologia e ter certeza de que eu apenas tive má sorte com esse livro que tô lendo kkk.

Copyright © 2009 Faz de Conta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates