3

Gemeologia - Rodrigo Carvalhedo

Posted by Bruna Fernandes on 07:14 in
Editora: Baraúna
Autor: Rodrigo Carvalhedo


Durante um passeio de escola, Saul vê sua vida se transformar completamente, fazendo-o questionar até que ponto a ambição humana pode chegar. Culpado pela morte de sua prima, Saul descobre que ela está sendo mantida em um laboratório misterioso que faz experimentos com gêmeos e utiliza-os como cobaias e para salvá-la, ele terá que embarcar em uma aventura perigosa e cheia de percalços.

Conheci o autor de Gemeologia, Rodrigo Carvalhedo, na última bienal em São Paulo, sempre acompanhei os lançamentos da Editora Baraúna, mas ainda não tinha lido Gemeologia. Quando o livro chegou aqui em casa, comecei a ler logo! Eu gosto muito de ficção científica e aventura, o que já foi um ponto positivo inicial.

   A capa é bastante expressiva e capta realmente a essência do enredo criado pelo jovem autor. Logo de início, me identifiquei com Saul,o personagem principal, ele é curioso e mesmo com medo vai em busca de seus objetivos tentando não envolver seus amigos e família. Ele sai a campo procurando informações, sempre movido pelo desejo de libertar sua prima e acaba enfrentando seus próprios medos e ultrapassa limites que ele jamais imaginou ultrapassar. Tendo que amadurecer e lidar com sua nova realidade, Saul passa por situações e conhece pessoas que o fazem mudar, de uma forma geral.


A cada capítulo, uma descoberta, uma aventura. Gemeologia não deixa o leitor cair na monotonia, sempre tem algo acontecendo ou prestes a acontecer. Os personagens são muito originais e complexos, têm emoções, dramas e conflitos, além de motivos bastante concretos para estarem envolvidos no mistério que envolve a Gemeologia. Rodrigo não seguiu uma linha óbvia de acontecimentos, criando surpresas ao longo da narrativa. 

A expectativa também é um elemento chave que mantém a trama sempre envolta em muito suspense e mistério.

Os cenários são bastante detalhados, o que nos ajuda a imaginar e criar aquela atmosfera. Gostei muito da forma como foram descritos, sem revelar de cara do que se tratava realmente.

 A maneira como a história é conduzida é bastante pontual e nos leva a realmente fazer questionamentos sobre o que um ser humano é capaz de fazer por ambição, seja de dinheiro, habilidades, poder, enfim... 
Rodrigo narra muito bem esta trama ficcional mas com um pé na realidade, afinal, a modernidade traz a tona muitos procedimentos que não eram viáveis antigamente. A tecnologia, a velocidade das informações, a polêmica que envolve a genética e suas vertentes, enfim, uma infinidade de questões que preferimos não debater atualmente pela complexidade.
Precisamos incentivar nossa literatura e começar a consumir leitura nacional, temos muitos talentos que não são lidos por conta da enxurrada de livros traduzidos que chegam ao Brasil todos os meses.

Para quem curte ficção científica e aventura, Gemeologia é a dica!

Gostou? Ficou com vontade de embarcar nesta aventura com Saul? O blog está sorteando 2 exemplares autografados de Gemeologia - O Dilema! Corre que ainda dá tempo de participar! Clique aqui e confira!



3 Comments


Bom, eu não curto muito ficção científica mas acho que a leitura sempre vale quando é bem escrita, o que parece ser pela sua resenha. E também adoro um desafio então estou torcendo para que seja eu a ganhadora do exemplar que será sorteado aqui rs. Beijos.


Que legal! Não conhecia, gostei muito da sua resenha!
Beijinhos

Ann
http://www.vinteepoucos.com.br/


Ola, eu não curto ficção cientifica, mais gostei da resenha, achei interessante..
Eu adoro aventura, e novas descobertas e que vc não consegue largar o livro, isso achei legal, e fiquei bem curiosa com este livro..

bjs
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

Copyright © 2009 Faz de Conta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates