4

Filmes que Assisti: As Aventuras de Pi

Posted by Bruna Fernandes on 18:32 in
Direção: Ang Lee
Título Original: Life of Pi

Pi Patel, filho de um dono de zoológico precisa abandonar tudo na Índia, seu país de origem para tentar a vida em outro país. Ele e sua família viajam em um navio para o Canadá quando uma forte tempestade culmina no naufrágio do navio e consequente perda de toda a sua família: mãe, pai e seu irmão mais velho, Ravi. Ele sobrevive em um pequeno barco e precisa aprender a conviver com o animais que se salvaram: um tigre de bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena.

Fui assistir 'As Aventuras de Pi' no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo onde estou passando férias. Entrei no cinema esperando uma coisa e saí totalmente surpresa com a mensagem do filme. O diretor conduz a história de Pi de maneira surpreendente. Ang Lee já havia sido aclamado pela direção de 'O Segredo de Brokeback Mountain' e ' O Tigre o Dragão', mas neste filme, o formato e a maneira como a história é contata a torna singela e significativa. 

A trama tem alto teor religioso, já que Pi se declara indiano e também católico, por opção e logo depois adere ao islamismo. Tudo ao mesmo tempo. Talvez esta característica do personagem tenha vindo para criar uma certa discussão sobre os limites humanos e até onde nossa fé pode ser testada, a verdade é que achei um pouco forçado o apelo religioso.

No mais, achei muito cativante a amizade que o torna próximo de Richard Parker, o tigre de bengala que sobrevive ao naufrágio junto com ele. 

A história é extremamente inteligente. Não é do tipo de filme raso que você assiste para distrair a mente. Ele te leva a reflexões e te deixa surpreso e confuso, dependendo do tipo de interpretação que você faça. 

Para quem só vê o superficial, é apenas uma aventura de um menino indiano e um tigre, mas a intenção de tudo era passar uma mensagem, que é entendida de formas diferentes, gerando discussões. Não sei bem se a a intenção era explorar a vertente religiosa, mas te faz repensar alguns pontos da vida. 




A fotografia é impecável, assim como as sutilezas de edição. As cores e a maneira como o lúdico é abordado é surpreendente. É bastante rico visualmente. Achei um pouco parado no início, afinal, a história começa sendo contada a um escritor que tem interesse em publicar, demora um pouco até a aventura de Pi começar, mas vale a espera.

O filme é uma adaptação do livro ' A Vida de Pi', de Yann Martel, autor que assume ter se inspirado em um livro brasileiro chamado 'Max e os Felinos' do autor Moacyr Scliar. A história dos dois livros é bem parecida, mas Pi tem seu toque original. A adaptação gerou algumas controvérsias, principalmente pela 'inspiração' ter sido um pouco exagerada, mas o autor brasileiro decidiu não processar ou ir em busca de direitos.

Para quem curte histórias profundas e com uma linguagem poética, vale a pena assistir 'As Aventuras de Pi'. A crítica é boa e provavelmente esta é a única produção cinematográfica que vale a pena assistir nesta temporada.



Assista ao trailer! 








4 Comments


Acredita que eu nunca fui ao cinema? E morando ao lado da cidade do cinema Gramado rsrs.
Muito legal suas impressões sobre o filme, gosto quando existe uma mensagem subliminar.

Beijos.


Deve ser lindo esse filme! Quero muito assistir!
Saudades da aqui e de você, flor!

Beijokas


Oiee Bruna como vai? Quanto tempo né?!
Primeiramente um Feliz 2013!
Olha eu vi o filme e concordo com vc! Achei espetacular. As cenas todas são fantásticas aos olhos, um verdadeiro deleite. Até escrevi sobre o filme no meu novo blog tbm, cantodalilo.blogspot.com.br
Adorei seu texto. Parabéns.
Beijos e sucesso!
Lilo
Redenção


Oi Bruna ^^ Vi o trailer deste As Aventuras de Pi há muito tempo, assim que saiu, e fiquei louca pra assistir *_* Achei lindo e muito bem feito, mas não sabia que o autor tinha meio que chupinhado a história de outro livro, e do Moacir Sclyar ainda o_O Tenso! Mas se fosse eu, acho que processaria, imagina o quanto o autor deve estar faturando com o filme hahaha, chega a ser injusto!
Bisous

Copyright © 2009 Faz de Conta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates