3

Faz de Conta Ficwriters: O que é fanfic?

Posted by Bruna Fernandes on 17:07 in
Fanfic é uma expressão usada para denominar histórias cujos personagens são de livros, filmes e séries pré-existentes, mas com um enredo original, normalmente escritas pro fans.

A palavra fanfic é uma abreviação do termo ‘fanfiction’, ou seja, ficção feita por fans.

As histórias geralmente são classificadas por gênero (ex: Harry Potter, Saga Crepúsculo, Friends, etc.) e por classificação (livre, NC-13, NC-16, etc) geralmente fanfics impróprias para menores são chamadas de ‘NC’s, mas varia muito de site para site. As fics que são capítulo único são chamadas de ‘One Shot’ e as que são baseadas em alguma música, geralmente são capítulo único também, são chamadas de ‘Song-fic’. Existem inúmeras denominações para especificar se há conteúdo violento, homossexualismo, etc. Geralmente são termos em inglês ou japonês. Os ‘shippers’ designam qual é o casal principal da história (ex: Bella/Edward), afinal a história é sua e teoricamente você tem o direito de mudar o par da personagem principal, tem uns exemplos absurdos como ‘Bella/Jasper’. Você precisa especificar qual é o casal protagonista da sua história, pois fans da saga irão ler esse texto e alguns se ofendem com a troca de casais.

Quando conheci este universo, criei uma conta no site da Floreios e Borrões, onde exclusivamente são postadas fics de Harry Potter, lá comecei a postar minhas próprias histórias e ler outros textos. Mas existem, hoje em dia, uma infinidade de sites onde você pode hospedar a sua ‘fic’, como o fanfiction.net (na verdade não gosto muito desse porque parece um fórum, o lay-out é meio confuso), tem o Nyah, onde atualmente eu passei todos os textos que eu tinha, inclusive os originais. Acho o Nyah bem interativo e organizado. Há pouco tempo eles mudaram o estilo do site, ficou bem legal. Lá também tem uma vantagem importante: a política da postagem de capas é bem menos burocrática e o método de divulgação mais eficaz.

Para quem ainda não conhece, vale a pena dar uma visitada em algum site de hospedagem de fanfic. É um universo mais voltado para o infanto-juvenil mas existem também originais que atualmente viraram livros famosos. Tem muito conteúdo ainda a ser explorado. Fikdik ;)

3 Comments


Olá!

Sempre gostei de vários livros e personagens, mas nunca pensei em escrever sobre eles, sobre algum ponto que gostaria de abordar. Mas acho incrível os fãs que conseguem fazer isso!

Beijo!
@nine_stecanella


Absurdo para mim seria vampiro com transmorfo...


Olá,
recentemente mergulhei no universo Nyah e gostaria de ler seus fanfiction.
Quais são os títulos?

Copyright © 2009 Faz de Conta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates