3

Faz de Conta Entrevista: Vicente Reckziegel

Posted by Bruna Fernandes on 14:03 in
Vicente Reckziegel é autor da obra 'O Casarão'. Em seu blog, podemos conferir informações sobre o trabalho dele, além de resenhas e entrevistas de outras obras literárias. Nascido em Estrela - Rio Grande do Sul. Vicente é servidor público e formado em Turismo. Em um bate-papo com o Faz de Conta, o autor fala sobre suas preferências e sobre as principais dificuldades que enfrentou para ter sua obra publicada.




'A curiosidade pode ser o maior bem do ser humano, mas também pode ser sua perdição. Trata-se de uma história de amizade entre quatro adolescentes inseparáveis, que em busca de uma aventura acabam por encontrar um lugar visível somente a eles. Um local que aos poucos vai transformando e distorcendo suas mentes até ocasionar em uma tragédia. Ambientada na década de 80, mostra o universo da adolescência naquela época, permeada pelo terror de um casarão, que esconde forças ocultas há séculos. Aqui não existe Deus ou Diabo, há somente “O Casarão”."(Sinopse do Livro 'O Casarão - Vicente Reckziegel retirada da página do autor no site 'O Livreiro').'


1– Como desenvolveu o hábito de leitura?



Sempre gostei de ler, inclusive aprendi antes de ingressar na escola, de tanta vontade de entender o que dizia os gibis da minha infância. E junto com essa vontade de ler, veio o gosto pelo escrever, colocar no papel tudo que pudesse imaginar. Com o passar do tempo, a leitura tornou-se uma “obrigação” na minha vida, seja ela de um livro, uma revista ou um jornal. Não saberia viver sem a leitura diária de algo que me traga satisfação.


2– Quem são seus autores nacionais preferidos?


Na infância/pré-adolescência, gostava muito dos livros do Marcos Rey e Pedro Bandeira. Ultimamente tenho tido contato com alguns bons escritores da nova geração, como a Ana Paula Bergamasco (Apátrida), Fabian Balbinot (Doença e Cura), entre tantos outros. E também adoro os livros do Luís Fernando Veríssimo. No quesito humor inteligente, ele é insuperável.


3– Está lendo alguma obra no momento? Qual?


Acabei de ler 'Inspiração a Beira do Abismo', do Jocir Prandi. Uma seleção muito boa de contos do nosso cotidiano, que eu recomendo. Em seguida começarei a antologia 'Moedas Para o Barqueiro'.


4– Possui algum projeto literário que ainda está na gaveta?


Tenho muita coisa nas gavetas da minha mente, meus cinco próximos livros já estão mentalizados e prontos para serem escritos, pena a falta de tempo para isso, mas aos poucos tudo vai ir para o papel (ou melhor, para o computador). Mas alguns contos tenho prontos, para participação em antologias, mas por enquanto estou guardando, para talvez num futuro próximo usá-los num livro próprio de contos.


5– Quais são as principais dificuldades de ser um autor independente?


O problema é que para os autores nacionais iniciantes, a literatura é somente uma espécie de hobby, todos tem seus próprios trabalhos, pois é praticamente impossível, viver da escrita. Além disso, as Editoras médias/pequenas não tem força de divulgação, restando ao próprio autor todo esse trabalho. Com tudo isso, creio que a principal dificuldade é a falta de tempo, e mesmo assim conseguem ter um nível igual ou até mesmo melhor que alguns autores estrangeiros, que vivem somente da escrita, não necessitando ter outras preocupações, inclusive com a própria divulgação do trabalho. Mesmo assim não dá para reclamar, mas sim continuar em busca do sonho. Ninguém disse que esse seria um caminho fácil.


6 – Que mensagem você gostaria de deixar alguma mensagem para jovens que pretendem escrever um livro?


Que leiam muito, mas muito mesmo, somente assim a escrita poderá fluir de forma adequada. Ninguém pode ser um bom escritor sem ser um grande leitor. E mostrem para os outros o que escrevem, pois só assim poderemos ter uma leve noção da qualidade do texto. E praticar muito, pois para acertar, precisamos errar muito, só assim para o aprendizado ser completo.

3 Comments


Bru! Parabéns pela entrevista. Tive a oportunidade de ler O Casarão recentemente e me apaixonei pelo livro. Uma história curta, bem construída e com muito mistério. Espero que o Vicente lance outros livros em breve.

Beijo!
http://janinestecanella.blogspot.com/


Oiie! Adoorei a entrevista, quando minha lista de livro a serem lidos descongestionarem, eu coloco ele na fila!

Beijos!

www.livroseatitudes.blogspot.com


aah parabéns pela entrevista ;D
muito legal mesmo, aah nem conheço o livro dele, mas vou correr atrás.

você podia ter colocado o endereço do blog dele ;D

Copyright © 2009 Faz de Conta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates