1
Os Contos de Beedle, O Bardo - J.K. Rowling
Posted by Bruna Fernandes
on
14:39
in
Livros
Autora: J.K. Rowling
Editora: Editorial Presença / Bloomsburry
Os Contos de Beedle, o Bardo são uma coletânea de contos bruxos, quase sempre com uma lição no final, como nas histórias ‘trouxas’. O livro possui 5 contos: ‘O Mago e o Caldeirão Saltitante’, ‘A fonte da sorte’, ‘O coração peludo do Mago’, ‘Babbity’, ‘A coelha e seu toco gargalhante’ e o mais famoso ‘Conto dos três irmãos’. Este livro é citado no sétimo livro da saga Harry Potter (Relíquias da Morte). Ele é um ‘presente’ de Dumbledore para Hermione, que faz uma tradução dos textos, que estavam escritos com o dialeto das ‘runas antigas’. Apenas 7 cópias existem no ‘mundo inteiro’, segundo o livro ‘Relíquias da Morte’.
O que eu achei mais interessante neste livro foram os comentários de Dumbledore sobre eventos mal-sucedidos em Hogwarts ou os perigos de ter um ‘coração peludo’, são bastante engraçados e interativos. Nos dá a sensação de estar lendo algo escrito pelo próprio Dumbledore. As pinturas, que são feitas por Rowling, também são muito originais.
Pessoalmente, gosto dos livros que foram lançados paralelos á série. J.K. Rowling lançou ‘Animais Fantásticos e onde habitam’ e ‘Quadribol através dos séculos’ para ajudar uma campanha filantrópica em Londres. Parte da venda dos livros foi destinada á ‘Comic Relief´s’. Os livros não tiveram muito destaque no Brasil. Eu consegui meus exemplares em uma feira de livros na escola, por sorte.
‘Os contos de Beedle, o Bardo’ não se destacou muito entre os fans, talvez por ser uma publicação sem muita relação com a saga, mas eu achei interessante a idéia de publicar um livro que é citado em ‘Relíquias’, afinal, como eu, muitos ficaram curiosos para ler a história que influenciou pontos chave no desenrolar da trama.
Acho que a grande sacada de Rowling foi ter lançado o livro logo após o fim da saga, pois os fans estavam ávidos por algo novo relacionado á Harry Potter. Mesmo não agradando em massa, o livro possui seu lugar nas prateleiras dos fans mais apaixonados.
Vale lembrar que os direitos autorais do livro foram doados para a Instituição Children’s High Level Group, que ajuda crianças no leste europeu. J.K. Rowling é co-fundadora do projeto.