Olá amigos!
É com grande satisfação que trago para vocês mais uma entrevista incrível! Nossos autores nacionais estão cada vez melhores. Dessa vez, a autora a ser entrevistada é a Lívia Lorena, autora de 'Redenção'. A Lívia nasceu em São Paulo, cenário onde a trama se passa e acabou de finalizar seu livro, que já conta com mais de 5 mil acessos no Bookess! O livro pode ser lido neste mesmo site... confiram!
1– Como descobriu que gostava de escrever?
Primeiro, olá!!! Como vai?
Bom, acho que eu sempre gostei de escrever. Ainda na escola eu gostava de fazer redações e sempre gostei muito quando a professora mandava a gente fazer textos. Tenho até hoje guardado alguns, os que eu mais gosto, da época do ensino fundamental.
2– Em que autores você se baseia para compor seus personagens e encaixá-los em um contexto?
Uau! Pergunta difícil! Como atualmente escrevo sobre vampiros, tento seguir um pouco do que já li a respeito de autores como Anne Rice, Bran Stroker. Tem alguns animes como Hellsing e Blood Plus que também deram aquela forcinha na hora de criar meus personagens. Há filmes também (nossa muita coisa) como Anjos da Noite e até Blade. Agora eu devo admitir que criar a história de Redenção em alguns momentos foi beeem difícil para mim, já que ela tem algumas partes um pouco mais ligadas à realidade e não ao mito e lenda sobre vampiros. Ainda tenho medo de passar pouca consistência e pouca credibilidade, mas já revisei a história tantas vezes que acho que consegui deixar as coisas mais aceitáveis.
3– Está lendo alguma obra no momento? Qual?
Peguei emprestado de uma amiga Melancia da Marian Keyes.
4– Possui algum projeto literário em andamento? Qual?
Bom no momento só tenho o Redenção e em breve sua continuação, que mesmo relutando em fazer, cheguei a conclusão de que ficaria melhor dois livros bem detalhados do que um só confuso e pouco imersivo.
5– Como está sendo o ‘feedback’ dos leitores de ‘Redenção’?
Aiii! Nossa! Confesso que no começo foi complicado ter aquela dúvida de estar ou não fazendo a coisa certa, mas as pessoas têm tratado o Redenção com carinho e eu só tenho a agradecer a Deus e a cada um que topou mergulhar nesse mundo que eu criei com tanto carinho. Fico Muito, Muito Feliz (com letra maiúscula mesmo rs).
6– Como foi o processo de escolha da arte da capa?
Uau de novo! Nunca pensei que fossem me perguntar isso!
A primeira capa do Redenção, para quem conhece desde desse tempo, era um desenho do photoshop onde uma moça caminhava em direção à um corredor, o que na minha cabeça dava a ideia de passagem, bem travessia mesmo. A capa atual nasceu como um pôster que eu criei para fazer divulgação (rsrs) e a resposta à ela foi tão positiva que resolvi transformá-la em capa. Com relação à arte eu devo dizer que ter a moça no meio sobre o fundo da cidade de São Paulo, envolta em sangue, me faz acreditar que a cidade está realmente prestes a ser banhada por sangue, não só por sangue humano inocente, mas principalmente pelo sangue da protagonista da história, a Ruby.
7– Pretende escrever outros gêneros, futuramente?
Opa!! Sim, sim! Estou com um ideia mirabolante em mente e quero muito colocá-la logo no papel.
8– Qual é o seu gênero literário preferido?
Ah!!! Sem dúvidas romance. Aiaiai. (breve suspiro)
9– Quanto tempo levou para que ‘Redenção’ estivesse finalmente concluída?
Bem... Mais ou menos um ano e um mês, dois meses. Eu demorei mais por não ter tempo de sentar e escrever, mas depois de me impor uma meta eu o concluí a poucas semanas.
10– Gostaria de deixar alguma mensagem para leitores e jovens escritores?
Eu peço que nunca deixem de acreditar no seu potencial, porque a gente tende a duvidar da nossa capacidade um monte de vezes ao dia, digo isso por experiência própria. Sempre tive dúvidas sobre meu livro, medo do que falariam a respeito e inclusive tive vontade de deixá-lo encostado na minha cabeça. Tive medo de receber críticas, medo de “zuarem” o gênero, que admito tem sido explorado de todas as formas possíveis, mas no final concluí que se escrever é para mim uma paixão, não tem porque ter medo. Leiam muito, pois o conhecimento que esse ato nos trás não tem preço nenhum e é pra vida toda. E como não podia deixar de ser peço que se você ainda não conhece Redenção, dê uma chancezinha para ele.
Ahhh! Aos jovens escritores que quiserem falar comigo aí vai meu MSN, só avisem que pegaram ele daqui.
liloera@hotmail.com
Muito, muito obrigada! Amei de montão a entrevista e sempre que precisar podem contar comigo.
Beijos e uma ótima semana
Livia Lorena!