1

A Noite das Bruxas - Agatha Christie

Posted by Bruna Fernandes on 13:42 in
A Noite das Bruxas
Título: A Noite das Bruxas.
Título original: Halloween´s Party.
Autora: Agatha Christie.
Editora: L&PM Pocket.

Joyce Reynolds, uma menina conhecida por inventar histórias de assassinato, é encontrada morta em uma festa de Halloween na casa de Rowena Drake, uma distinta senhora que organizou o evento para as crianças da pequena cidade inglesa onde morava, Woodleigh CommonA menina foi afogada em um balde utilizado para a pesca de maçãs, brincadeira tradicional no Halloween. Um caso difícil de solucionar até para o experiente investigador Hercule Poirot.



 Ganhei este livro de presente de aniversário, a capa era bonita e me chamou a atenção. Sempre gostei muito dos livros da Agatha, pois eram os únicos em que eu não conseguia chegar ao assassino antes do final. Em 'A noite das bruxas', o leitor se depara com um universo mágico da festa á fantasia e da tradição americana do 'Travessuras ou Gostosuras'. Muitos acreditaram ter sido um crime sexual, mas não encontraram vestígios de violência em Joyce Reynolds, apenas seu corpo afogado em um balde de maçãs, uma cena horripilante que mexeu com toda a pequena cidade de Woodleigh Common.

Os personagens sempre são enigmáticos e o clima de suspense é agoniante, além, é claro, da brilhante investigação de Poirot. Seu raciocínio incrivelmente lógico nos leva ao assassino sem revelar pistas óbvias ou entregar o ouro antes do tempo, além de um cenário perfeito para o desenvolvimento da trama, que foi dificultada, pelo fato de ninguém acreditar que se tratava realmente de um assassinato, afinal, a menina era famosa por inventar histórias. Será que ela realmente sabia mais do que devia ou apenas inventou todos aqueles casos que relatava pela cidade?

Agatha gosta de brincar com crimes em ambientes onde muitas pessoas estão presentes, para o leque de possibilidades de assassino aumentar. Geralmente um trem (Um assassinato no Expresso do Oriente), uma festa, um clube, uma reunião de família, enfim... Agatha é brilhante, ela não deixa nenhum fio solto ou detalhe sem explicação. A noite das bruxas não é o melhor livro dela, prefiro os mistérios solucionados pela Miss Marple, mas é ótimo para quem quer iniciar no mundo dos romances policiais, afinal o texto é bem simples e o final muito surpreendente. Vale a pena.


"- Há sempre um admirável mundo novo - disse Poirot -, mas, sabe, só para algumas categorias especiais de pessoas. As felizes. Aquelas que trazem dentro de si mesmas a criação desse mundo."


1 Comments


Ei Bruna,

Eu já li muitos livros da Agatha na época de escola, eu amava, hoje em dia acho meio óbvio tudo, mas eu tbm gosto bem mais da Miss Marple rs.

bjos

Copyright © 2009 Faz de Conta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates