3

Faz de Conta Entrevista: Dan Albuk

Posted by Bruna Fernandes on 18:59 in
Dan Albuk é um autor carioca que está, atualmente, vendo o seu trabalho ser recompensado. Quando pensou em escrever sua primeira obra, Lerulian, talvez  não imaginasse o sucesso que fez, mas o sucesso foi tanto que ele pensa em escrever o segundo volume e tem um novo projeto em andamento. Em entrevista ao Faz de Conta, ele falou sobre como foi desenvolver seu livro e como tem sido desde então.


1- Com que idade, você percebeu que tinha talento como escritor?

Na verdade nunca pensei em ser escritor. Aquele papo de “Sempre sonhei em escrever” e “Desde que nasci já sabia o que queria” nunca funcinou comigo. Até 2007 eu não tinha a mínima noção do que eu queria fazer da minha vida. Minhas redações eram bem elogiadas na escola, mas nada que me fizesse pensar que um dia seria escritor. Com 18 anos começei a esboçar Lerulian pela primeira vez. Na verdade, eu agradeço muito a matemática por causa disso, pois minha cabeça trabalhava em dobro criando alguma distração para os números no caderno. Primeiro surgiram as criaturas, depois os personagens, a trama e em seguida todo o resto. Só fui começar a levar a sério com 19 anos, e quando comecei, soube exatamente que era isso que eu queria fazer.

2- Qual é o seu gênero de leitura preferido?

Sem dúvida nenhuma é suspense e terror. Combinado com fantasia fica melhor ainda!

3- O seu livro, ’Lerulian’, tem cenário em tempo e espaço imaginário. Qual é a dificuldade de criar um novo ambiente para uma história?

Todas. Criar um mundo para um livro é uma coisa e tanto. Demorei muito mais criando o mundo do que a história em si. Devo ter mais ou menos umas 500 páginas só do que aconteceu na época anterior a do livro. Sem contar com o catálogo da fauna e da flora, cidades, vilarejos, rios, estabelecimentos e mais uma infidade de coisas relacionadas.

4- Como surgiu a idéia para este livro?

Bem, na verdade, a ideia inicial era totalmente diferente do que o livro é hoje. Eu comecei com alguns desenhos, escrevendo sobre personagens aleatórios, até que surgiu na minha cabeça o Val-Grahn. Simplesmente surgiu, como um estalo. Imediatamente comecei a criar a história em volta dele, e de uma noite para outra decidi que ele seria o vilão do livro. Eu simplesmente adoro vilões! Depois disso surgiram os personagens principais, cada um com seus motivos e ambições.

5- Existe algum autor no qual você se inspirou?

Stephen King é meu autor favorito, e de certa forma me trouxe muita inspiração para a criação de algumas partes do livro.

6- Como tem sido o ‘feedback’ dos leitores de ‘Lerulian’?

Maravilhoso! Pensei que o feedback seria demorado e arrastado, mas com 2 meses de livro no ar já recebi muitos e-mails, propostas e convites. Queria aproveitar a oportunidade e agradecer a todo mundo que está ajudando a divulgar a obra, tanto pelo twitter, facebook, skoob, quanto lá no Clube de Autores.

7- Você acredita que os autores brasileiros têm pouco espaço no mercado literário?
Sim. Falta incentivo. O autor iniciante precisa se auto-divulgar. É muito difícil entrar no mercado literário.

8- Possui algum novo projeto em andamento?

Sim. Atualmente estou escrevendo um suspense, deve ser publicado no final do ano se tudo correr como esperado. Lerulian volume 2 já está sendo feito, espero lança-lo ano que vem!

9- Como foi o processo de arte da capa?

A capa do livro foi feita pelo meu amigo Bruno Perosso, que rapidamente elaborou uma arte simples e bonita, capturando todo o clima do livro em uma só imagem. Quem quiser entrar em contato com ele, é só acessar a página de contatos do site: http://www.lerulian.com.br/contato.html


10- Que recado você daria para jovens autores que sonham em publicar o próprio livro?

O recado é seguinte: Se o sonho não for visto como uma realidade, dificilmente vai se concretizar. Escrever um livro não é um sonho. Não é algo impossível ou inalcançável. Sonho é voar, soltar teia, ser invencível, ter um sabre de luz de verdade ou conhecer o Freddie Mercury. Com determinação, uma boa ideia, um papel e uma caneta você escreve um livro facilmente. Se você acredita e ama o que faz, não tem nada que o impeça de conseguir, e isso vale para qualquer coisa e qualquer profissão. É só persistir, uma hora ou outra seu trabalho será recompensado e seu “sonho” realizado.
Um obrigado especial à Bruna Fernandes, que possibilitou esta entrevista e divulgação. Parabéns pelo Blog, está sensacional!


Sua primeira obra Lerulian: dedicação e sucesso

3 Comments


Entrevista bem interessante sobre a sua trajetória. Que venha Lerulian 2!


bem legal o livro
vou começar a ler ainda essa semana

parabens pela entrevista

bjos


parabens,Bruna pelo seu profissionalismo, vc arrebenta em uma entrevista sou sua fã de carteirinha, beijos. siomar

Copyright © 2009 Faz de Conta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates