1

Comprometida - Elizabeth Gilbert

Posted by Bruna Fernandes on 19:38 in
Editora: Objetiva
Autora: Elizabeth Gilbert

'A história de Comprometida começa 18 meses depois do fim do livro anterior, crônica sobre o ano em que a autora enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado até que se livrou de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo, sozinha. Nos últimos capítulos de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert conhece o brasileiro Felipe.'

Comecei a ler o livro com um pouco de receio, pois confesso que o tema central da história (o casamento, em suas diversas formas) não me agrada muito, mas Elizabeth me conquistou ao longo das páginas com uma versão pouco convencional de um assunto comum. 

Após um difícil divórcio e uma mudança de vida radical, Liz se vê novamente frente á frente com a instituição do matrimônio. Felipe, seu companheiro, mora na Austrália e precisa viajar muitas vezes para os EUA, onde Liz mora e aí a fiscalização desconfia, pois, embora a documentação estivesse 'ok', ele não poderia pisar em solo americano tantas vezes seguidas. É aí, que surge a ideia do casamento, mas Felipe, também divorciado, fez uma promessa com Liz: jamais se casariam. E agora?

Durante muito tempo,fiquei ansiosa para saber se eles realmente iam se casar ou não,mas vi depois que esse não era o grande ponto e sim as informações que Liz estava colhendo a cerca do assunto,afinal é meio obvio que algum casamento iria se desenrolar.

A protagonista do livro faz uma pesquisa profunda sobre as raízes do casamento, como ele é visto em outros países (em uma comunidade 'hmong' inclusive), até que ponto o casamento é um acordo jurídico, uma satisfação social ou um ato religioso... e quando as pessoas começaram a se casar por amor. Alguém sabe, por exemplo, de onde vem a tradição do vestido branco?

Essa e muitas outras perguntas são respondidas ao longo do envolvente relato de Liz. Aprovado ;)

1 Comments


ei Bruna, para ser sincera, esse livro mais o anterior não despertaram meu interesse. A história não me conquistou. =/
Quem sabe um dia eu não mude de ideia?
^^
beijos

Copyright © 2009 Faz de Conta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates